Institucional

Histórico da UEMG em Ubá

A Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG foi criada por decisão da Assembléia Geral Constituinte do Estado e definida através dos artigos 81 e 82 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Mineira de 1989.

No dia 22 de junho de 1994, o Governo do Estado de Minas Gerais sancionou a Lei nº 11.539, que regulamentou a criação e implementação da UEMG, como uma autarquia de regime especial, tendo assegurada sua autonomia didático – cientifica e administrativa, incluída a gestão financeira e patrimonial.

A UEMG em Ubá tem sua história iniciada através de estudos desenvolvidos pela UEMG em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubá, onde foram diagnosticados carências de instituições de ensino superior no município e região, bem como de cursos que promovam o desenvolvimento regional, uma vez que a cidade é predominantemente industrial, considerada um dos maiores Pólos Moveleiros do país.

Nesse contexto a UEMG surge como resposta as necessidades e expectativas da região e sua atuação como Universidade Pública e de Qualidade que pretende impulsionar o desenvolvimento regional, respeitando suas particularidades, em bases socialmente justas.

No ano de 2006, a Universidade do Estado de Minas Gerais, a Fundação Irailda Ribeiro (FUNIR) e a Prefeitura Municipal de Ubá uniram-se ao Governo do Estado de Minas Gerais para criarem a Unidade de Ubá e teve inicio o curso fora de sede de Design de Produtos, em 2007 iniciou-se o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e em 2008 o curso de Licenciatura em Química.

Atualmente a UEMG – Ubá possui 270 alunos matriculados originários de Ubá e cidades adjacentes, um corpo docente de excelente titulação, diversas linhas de pesquisa e extensão, contando com bolsas de extensão, iniciação científica e iniciação cientifica júnior, além de projetos fomentados por instituições como FAPEMIG e CNPq.