Notícias

Informativo Eletrônico - Fevereiro e Março de 2014

Postado por: Suporte


Eleições definem novos cargos administrativos na UEMG-Ubá

Professores elegeram simultaneamente 8 cargos na unidade

Pela primeira vez na unidade de Ubá, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, aconteceu uma eleição para a ocupação de 8 cargos administrativos. Esta se deu como resposta às solicitações individuais dos docentes que ocupavam cargos administrativos em nossa Unidade, para uma possível substituição de suas posições. Em reunião com as Coordenações de Curso, Chefias de Departamento, Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Extensão decidimos-se que, para tornarmos democrática essa substituição e também possibilitar a manifestação de interesse de todos docentes da Unidade, a escolha dos cargos administrativos deveria ser realizada através de uma eleição, com voto facultativo. O processo respeitou os limites de autonomia da unidade e as restrições do quantitativo de professores.

Kenedy Freitas, diretor da unidade, destacou a importância de implantarmos a eleições democráticas na unidade e afirmou que “com este pleito, definiremos os rumos de nossas atividades dentro da Unidade”. 

Além dos cargos decididos no pleito, os Profs. Taís Arthur Corrêa e Fabrício Ramos foram nomeados para os cargos de Coordenação de TCC dos cursos de Química e Ciência Biológicas e Coordenação do Processo Seletivo, respectivamente. 

Os professores responsáveis pela gestão anterior e seus tempos de atuação estão listados na última página deste informativo. Abaixo estão descritos os cargos e seus novos responsáveis:

 

-COORDENAÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Margarete do Valle Werneck

-COORDENAÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE QUÍMICA -  Luciana Resende Marcelo

-CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Michelle de Sales Demolinari

-CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - Cristiana Resende Marcelo

-CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUAGENS - Priscila Paschoalino Ribeiro

-CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE DESIGN DE PRODUTO - Bruno Carlos Alves Pinheiro

-COORDENAÇÃO DE PESQUISA - Viviane Modesto Arruda

-COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO - Georgina Maria de Faria Mucci

 

Uma ideia sustentável na cabeça do Sr. Jorge e do Aldimar

Ideias sustentáveis sugem a todo momento na cabeça de pessoas interessadas em economizar e ajudar o planeta. É o que aconteceu na unidade de Ubá que, após haver instalado aparelhos de ar condicionado em todas as salas, vui-se diante de um problema: como fazer o escoamento da água residual, uma vez que o prédio não conta, em seu projeto, com o sistema. A solução veio de dois funcionários: Aldimar Fourieux, motorista da unidade e o Sr. Jorge, vigia do prédio. Eles construiram um sistema de armazenamento da água que vaza dos ares-condicionados, usando bochachas finas e um barril, onde adaptaram uma torneira. Além de manter o ambiente seco e limpo, a água coletada, cerca de um barril por dia, agora é usada na limpeza do prédio. 

Vê-se, assim, que em uma equipe coesa todos trabalham para mitigar os problemas comuns e que o trabalho de sensibilização ambiental desenvolvido na unidade envolve também seus colaboradores.

 

Unidade de Ubá aprova mais 13 projetos de pesquisa

Dentre eles 2 foram indicados com destaque

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica divulgou, no dia 17 de fevereiro, a relação e projetos aprovados, Edital 06/2013 - PIBIC/UEMG/FAPEMIG. Professores de Ubá, repetindo o destaque de obtido em editais anteriores, aprovaram 13 projetos de pesquisa. 

O Professor MSc. Frederico Mendes Teixeira, do curso de Design de Produto,  teve seu projeto "A influência do contexto histórico na linguagem formal e simbólica dos produtos" indicado com destaque, assim como a Professora DSc. Natália dos Santos Renato, com o projeto “Influência da temperatura na produtividade da cana-de-açucar na Zona da Mata Mineira”.

 A lista completa de aprovados está na última página deste informativo.

 

Laboratórios recebem novos equipamentos

Em fevereiro, o Laboratório de Química da unidade de Ubá recebeu novos equipamentos que dinamizarão as aulas práticas. Segundo a coordenadora de curso, Professora Luciana Resende, “os equipamentos serão utilizados também nas demandas dos projetos de iniciação científica”. São eles: Medidor de Ph, Potenciostato/Galvanostato modelo PGSTAT101, bloco digestor, vidrarias, balança eletrônica digital, condutivímetro. 

Já o laboratório de Ciências Biológicas recebeu um Microscópio Estereoscópio, que visa à identificação de insetos, e um  armário entomológico, ambos necessários para o início as coleção científica de abelhas, alvo de diferentes projetos de conclusão de curso e pesquisa na unidade. Margarte Werneck, coordenadora do curso, afirmou que “pretente-se , assim, formar uma coleção de referências com as abelhas da micro-região de Ubá”.

 

Ex-aluno da UEMG em fase de defesa de Mestrado na UFOP

Em dezembro, a Profª Dsc. Georgina Maria de Faria Mucci participou, na Universidade Federal de Ouro Preto, do exame de qualificação de Gustavo de Araújo Júnior, seu ex-orientando de pesquisa na UEMG. Ele defendeu o texto “Diversidade de abelhas e vespas em ninhos-armadilhas nas matas ciliares da Estação Ambiental de Volta Grande: riqueza e abundância em áreas com diferentes estágios sucessionais.”

 

Grupo de Estudos em Ética, Filosofia e História da Ciência retoma atividades

Coordenado pelo Prof. Dr. Marco Antônio Barroso há dois anos, o Grupo de Estudos em Ética, Filosofia e História da Ciência convida para suas reuniões quinzenais, que recomeçam a partir de 14/03, das 16h às 17h, na sala do 1º período de Ciências Biológicas. Neste semestre, a obra sugerida para estudo foi Antropologia Filosófica, de Ernildo Stein.

 

Professores da UEMG defendem tese de doutorado

Mais três professores da unidade de Ubá receberam o título de doutor em suas áreas de atuação, fazendo parte de um quadro que apresenta 10 doutores, entre os 42 professores que compõe a unidade. 

A professora Andressa Antunes Prado França obteve, em agosto de 2013, na Universidade Federal de Viçosa, o título D.Sc. em Bioquímica Agrícola, ao defender a tese: “Avaliação da atividade antimelanoma in vitro e in vivo de um derivado de dibenzoilmetano”. Segundo a autora da tese, “o composto ativo utilizado nos experimentos foi testado em células de melanoma (tipo de câncer de pele que mais mata no mundo) e em camundongos após indução de melanoma. A formulação usada foi patenteada com base nos resultados obtidos. Observamos que o composto reduziu significativamente o número de células bem como o tamanho do tumor nos camundongos. Além disso, o composto possui atividade fotoprotetora, apresentando potencial para ser incorporado em filtros solares com objetivo também terapêutico.”

Em dezembro, o Professor Luiz Claúdio Ferreira Alves, psicólogo, recebeu o título de Doutor em Psicologia, junto ao Pragrama de Pós-Graduação da Universidade Federal Flumiense – UFF, na cidade de Niterói-RJ ao defender sua tese: “Travessias nos modos de existir na espacialidade: ser intelectual docente”.. Para o professor Luiz Claudio, “foi um momento importante de minha vida acadêmica considerando que a banca aceitou muito bem o resultado da pesquisa que desenvolvi junto aos docentes que chegam para lecionar no ensino universitário público instalado nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha”. Considerando que a banca recomendou a publicação da tese, podemos aguardar para breve esse importante estudo, agora socializado a um público mais amplo, como livro.

Já neste ano, em janeiro de 2014, foi a vez da Professora Taís Corrêa defender os resultados de sua pesquisa. Sua tese, intitulada “Planejamento, síntese e avaliação imunossupressora e anti-inflamatoria de derivados antraquinônicos”, foi defendida com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Quatro outros professores estão cursando o doutorado e outros prometem passar pelo exame ainda neste ano. Somos a UEMG Ubá em busca de excelência na qualificação!

 

Sempre às 15 - O cinema em debate

O Departamento de Ciências Humanas e Linguagens dará início, na próxima quarta-feira, dia 19 de março, a um ciclo de exibições e análises de filmes, que se realizará na sala do 3º período do curso de Design de Produto. O Sempre às 15, apresentará sessões quinzenais e contará, a cada encontro, com um diferente professor mediador. A estréia será com o filme Mar adentro, dirigido por Alejandro Amenábar, que expõe questões éticas acerca do suicídio assistido. A mediação da discussão será conduzida pelo Prof. Marco Antônio Barroso, doutor em Ciência da Religião.

Abaixo está a programação do semestre.

19/03 – Prof. Marco Antonio-  Mar adentro (Alejandro Amenábar)

02/04 –Prof. Luiz Cláudio – Sonhos (Akira Kurosawa)

16/04 – Profª Nilza – Frida (Julie Taymor)

07/04 - Profª Viviane - Um domingo qualquer (Oliver Stone)

21/05 - Profª Claudete - Os intocáveis (Eric Toledano)

 

Lista de projetos aprovado no Edital 06/2013 - PIBIC/UEMG/FAPEMIG

1. Andressa Antunes Prado de França

DIAGNÓSTICO DE DEFICÊNCIAS CONCEITUAIS E PEDAGÓGICAS DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA HUMANA E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS SUSTENTÁVEIS

2. Cristiana Resende Marcelo

ANÁLISE VISCOSIMÉTRICA DE AMOSTRAS DE EMBALAGENS PLÁSTICAS ORIUNDAS DO LIXO DE UM ESTABELECIMENTO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO DE UBÁ-MINAS GERAIS

3. Fabrício Oliveira Ramos

DIAGNOSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA ALTERNATIVA NO MUNICÍPIO DE UBÁ/MG

4. Frederico Mendes Teixeira

A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO HISTÓRICO NA LINGUAGEM FORMAL E SIMBÓLICA DOS PRODUTOS

5. Georgina Maria de Faria Mucci

CARACTERIZAÇÃO DA FAUNA URBANA DE MELIPONINA (HYMENOPTERA: APIDAE) NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE UBÁ- MG

6. Georgina Maria de Faria Mucci

CARACTERIZAÇÃO DA FAUNA DE EUGLOSSINA (HYMENOPTERA: APIDAE) NA ÁREA RURAL NO MUNICÍPIO DE DONA EUZÉBIA - MG

7. Luciana Resende Marcelo

DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DE ÁGUA UTILIZADA PARA CONSUMO HUMANO EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE GUIDOVAL-MG

8. Marco Antonio Barroso

ATÉ QUE PONTO A CIÊNCIA PODE CHEGAR SEM DEIXAR DE SER CIÊNCIA? UMA ANÁLISE DO DEBATE ENTRE NEODARWINISTAS E OS DEFENSORES DA TEORIA DO DESIGNE INTELIGENTE

9. Margarete do Valle Werneck

LEVANTAMENTO DE ABELHAS SOLITÁRIAS – POLINIZADORES DE REMANESCENTE FLORESTAL NA REGIÃO DE UBÁ

10. Natália dos Santos Renato

A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA PRODUTIVIDADE DA CANA-DE-AÇUCAR NA ZONA DA MATA MINEIRA.

11. Priscila Paschoalino Ribeiro

METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO POLO MOVELEIRO DE UBÁ

12. Silvana Rodrigues Pires

ESTUDO MICROBIOLÓGICO E FÍSICO-QUÍMICO DE REFEIÇÕES COMERCIALIZADAS EM RESTAURANTES NO MUNICÍPIO DE UBÁ-MG

13. Thais Reis de Assis

NAS LINHAS DA MEMÓRIA: AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO GINÁSIO SÃO JOSÉ

 

LISTA DE CARGOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSÁVEIS ENTRE 2011-2013

-COORDENAÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Andressa Antunes Prado de Souza (2011 – 2013)

-COORDENAÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE QUÍMICA -  Juliana Vanir de Souza Carvalho (2011-2013)

-CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Viviane Modesta Arruda (2011-2013)

-CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - Cristiana Resende Marcelo (2012-2013)

-CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUAGENS - Priscila Paschoalino Ribeiro (2011-2012) Marco Antonio Barroso (2013)

-CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE DESIGN DE PRODUTO - Rachel Montenegro (2013)

-COORDENAÇÃO DE PESQUISA - Maria Aparecida Resende Vilela (2011-2013)

-COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO - Fabrício Ramos (2011-2013)

-COORDENAÇÃO DE TCC dos cursos de Química e Ciência Biológicas -  Luciana Resende Marcelo (2012-2013)

-COORDENAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO –  Fabrício Ramos (2010-2013)

 

EXPEDIENTE: Reitor da UEMG: Dijon Moraes/ Diretor da unidade de Ubá: Kenedy A. de Freitas/ Redação, Edição e Publicação: Priscila  Paschoalino / Revisão: Marco Antonio Barroso.