Núcleo de Design em Estudos da Madeira

NUMA

O Núcleo de Design em Estudos da Madeira (NUMA / Ubá) foi criado com o objetivo de realizar atividades de estudo, pesquisa e extensão com o intuito de contribuir para a implantação da cultura da Pesquisa e Desenvolvimento do Design na região, por meio da aplicação das expertises do corpo docente, além de proporcionar aos alunos a convivência acadêmica.

A equipe de professores do NUMA / Ubá, coordenado pela professora Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo, é a seguinte: Bruno Carlos Alves; Eduardo José Wilke Alves; Gislaine Marangon; José Nunes Filho; Lúcio Carlos Magalhães Teixeira; Marco Túlio Ferreira Monteiro; Mariana de Oliveira Patrício Batalha; Patrícia Santos Delgado; Priscila Paschoalino Ribeiro; Renan Kilesse; Sandro Ferreira de Souza; Taís de Souza Alves; e Juliana Vanir de Souza Carvalho.

Atualmente o NUMA / Ubá possui 11 linhas de pesquisa, quais sejam:

  • Ecodesign
  • Objetivo: Realização de pesquisas visando à aplicação do ecodesign na concepção de produtos de baixo impacto ambiental.
  • Conformidade
  • Objetivo: Desenvolvimento de produtos industriais considerando referências normativas para sua adequação ao mercado, visando à certificação.

  • Estudos de Materiais.
  • bjetivo: Estudo de materiais tradicionais e alternativos aplicáveis ao setor produtivo.
  • Ergonomia
  • Objetivo: Realização de pesquisas ergonômicas com o intuito de reduzir a ocorrência de acidentes durante a produção e uso de produtos, majorar o conforto e as sensações de prazer nas relações humanas/objetos/ambientes.
  • Design para Sustentabilidade
  • Objetivo: Realização de pesquisas com o intuito de integrar a abordagem da sustentabilidade nos processos produtivos a fim de reduzir os impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos industriais, por meio de práticas de utilização e reutilização dos insumos aplicados na indústria.
  • Metodologia em Design
  • Objetivo: Realização de pesquisas no âmbito da atividade projetual de design com o intuito de aprimorar a atuação do profissional na indústria no que tange a seleção aplicabilidade de seus métodos, técnicas e ferramentas de projeto.

  • Usabilidade
  • Objetivo: Realização de pesquisas sobre as percepções do usuário resultante da comunicação e do uso de produtos industriais com o intuito de subsidiar a tomada de decisão dos designers durante o processo de desenvolvimento de produtos, visando elevar o nível de acertividade dos produtos no mercado.

  • Metaprojeto
  • Objetivo: Realização de pesquisas sobre cenários complexos e contextos em que os produtos operam e devam operar, considerando referências materiais e imateriais, tangíveis e intangíveis, objetivas e subjetivas, com o intuito de promover relações inéditas para produtos e serviços. Tais estudos envolvem: fatores mercadológicos; sistema produto/design; sustentabilidade; influências socioculturais; tipológico-formais e ergonômicos; tecnologia produtiva; e materiais empregados.
  • Gestão do Design
  • Objetivo: Realização de pesquisas sobre a integração dos setores industriais, externos e internos às empresas, com o intuito definir melhores estratégias de gestão do design para desenvolvimento corporativo e obtenção de vantagens competitivas por meio do alinhamento da empresa ao mercado e à satisfação do cliente.
  • Macroergonomia
  • Objetivo: Realização de pesquisas envolvendo a relação humano-sistema, com o intuito de compreender as interferências nas interações com os sistemas que o envolvem, inclusive referentes às novas tecnologias e o comportamento humano, objetivando harmonizar relações, apurar a adequar o ambiente aos processos e otimizar a segurança.
  • Design Thinking
  • Objetivo: Realização de pesquisas de observação do comportamento de pessoas comuns com o intuito de detectar necessidades latentes e integrar o desejável, do ponto de vista humano, ao tecnológico e economicamente viável.