Revista Científica MEDIAÇÃO

Introdução

Uma instituição de ensino superior tem como função desenvolver o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Divulgar os conhecimentos científicos para além das fronteiras da Universidade contribui para o crescimento da região em que ela atua. Daí a necessidade de se criar um mecanismo de comunicação entre a UEMG, a comunidade científica e a comunidade em geral. Uma revista científica nasce com o intuito de trocar experiências em determinadas áreas do saber, divulgar conteúdos e provocar discussões no campo acadêmico, promovendo a pesquisa em diversos setores.

Assim surge a proposta da revista MEDIAÇÃO: um veículo de comunicação da área de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com interfaces para a atuação na Educação, Design, Artes, Letras, Arquitetura e demais áreas.

A necessidade de divulgar a produção científica de uma instituição pública é ainda maior, uma vez que os investimentos para este setor, na maioria das vezes, vêm do setor público e devem voltar em forma de benefícios para a comunidade em geral.

2. Formato

Revista on line de circulação semestral no site da Unidade de Ubá da Universidade do Estado de Minas Gerais: www.uemguba.edu.br.

3. Objetivos

3.1. Geral: Divulgar as pesquisas científicas realizadas pela UEMG, Unidade de Ubá e instituições parceiras.

3.2. Específico: Instituir um canal de comunicação que priorize a divulgação da pesquisa científica nos âmbitos das teorias da Educação, Design e Ciências Humanas.

4. Título da Revista

O periódico terá o nome de MEDIAÇÃO seguindo a denominação já utilizada pelo informativo da Universidade.

5. Publicação

A revista terá publicação on line e sua periodicidade será semestral, contendo de 6 artigos, de alunos, professores da instituição e pesquisadores de outras instituições aceitos pelo corpo editorial.

6. Corpo Editorial

O corpo editorial será formado por professores pesquisadores da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ubá e pesquisadores convidados de outras instituições de ensino superior.

7. Chamada para Publicação

Chamada para publicação e normas para a editoração de trabalhos para o primeiro número da revista eletrônica MEDIAÇÃO, da Unidade de Ubá da Universidade do Estado de Minas Gerais.

A revista divulgará trabalhos originais na forma de artigos com temas relacionados a questões com vínculos transdisciplinares entre Educação, Design e Ciências Humanas. A revista MEDIAÇÃO publicará artigos inéditos sobre assuntos compreendidos, segundo os critérios do autor, no eixo editorial da publicação;

7.1 Normas para apresentação dos trabalhos
Somente será aceito para publicação, um trabalho de cada autor. O autor de artigo deve enviar em documento separado, devidamente assinado, autorização para a publicação do seu trabalho sem o recebimento de direitos autorais.

Os autores cedem os direitos autorais à revista MEDIAÇÃO, podendo, todavia, posteriormente, publicar os mesmos trabalhos em outros meios, desde que constem os créditos da revista.

O conteúdo das contribuições enviadas é de exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Os autores serão informados por e-mail sobre a publicação ou não de seus artigos. Os editores não se responsabilizarão pelo não recebimento da comunicação dessa informação aos autores que tiverem as mensagens eletrônicas a eles endereçadas devolvidas pelos provedores. Não serão fornecidos aos autores os pareceres sobre artigos não aceitos.

A data-limite para o envio de artigos é 16/04/2012, compreendida também como data-limite para a postagem do material para publicação na agência dos correios, comprovável através de carimbo da agência onde foi postado. O primeiro número da revista deverá ser publicado no mês de junho de 2012.

7.2 Normas para editoração dos textos e imagens
Todos os textos deverão ser enviados em arquivo eletrônico (CD) editado através do programa Microsoft Word for Windows por email. O material enviado para publicação deve estar acompanhado de folha de rosto contendo:


• título;
• autor ou autores;
• instituição à qual o autor está vinculado e a atividade que exerce na mesma;
• titulação acadêmica;
• endereço pessoal e de trabalho completos, bem como telefones (e ramais, se for o caso) e e-mail para contato.

Os artigos encaminhados devem ter entre 6 e 10 páginas impressas em papel tamanho A4, utilizando-se a fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, duplo entre parágrafos e margens de 3 cm.

O original deve desenvolver-se na seguinte sequência: título, nome do autor e sigla da instituição à qual se acha vinculado abaixo do nome, resumo de até 1000 a 1500 caracteres, até cinco palavras-chave em português traduzidas para outra língua (espanhol ou inglês); texto do artigo; referências bibliográficas.

• INTRODUÇÃO
• REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (opcional)
• DESENVOLVIMENTO OU RESULTADOS E DISCUSSÃO
• CONCLUSÃO
• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As ilustrações devem vir acompanhadas de legendas com a indicação da fonte original, quando não forem originais do próprio trabalho apresentados em arquivos eletrônicos (no mesmo CD que contiver o texto do artigo) separados, devendo ser indicado, no texto, o lugar onde serão inseridas. As imagens devem ser do próprio autor, de domínio público ou virem acompanhadas da autorização expressa do seu autor para publicação na revista, digitalizadas em formato jpg em cores ou preto e branco com, no máximo, 20 cm de largura e altura proporcional e 300 dpi de resolução, com legendas e créditos.

As notas devem ser formatadas como “notas de rodapé”.

Quanto à indicação bibliográfica deve-se observar a seguinte norma: As citações diretas, transcrição literal, curtas, devem vir entre aspas no decorrer do texto quando tiverem até três linhas. As citações longas, com mais de três linhas, devem ter 4 cm de recuo, sem aspas.

7.3 Referências bibliográficas
As referências bibliográficas, baseadas na ABNT, deverão ser completas, dispostas em ordem alfabética de sobrenome de autor e cronológica para títulos do mesmo autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica.

7.4 Endereço para correspondência

Revista Mediação – UEMG/Ubá
Avenida Olegário Maciel 1427, Bairro Industrial
Ubá – Minas Gerais
Email: revista.cientifica@uemguba.edu.br

Use nosso formulário de contato clique aqui.